A voz é identidade. Parecida ou não ou imitada a ponto de parecer não deixar dúvida de que é tal pessoa, cada um tem a sua. Como uma marca digital.
Para se ter uma voz saudável é necessário hábitos saudáveis.
Confira algumas dicas de Saúde Vocal:
Confira algumas dicas de Saúde Vocal:
- Beba águaou outro líquido natural, o ideal é a água. Por quê? Além de hidratar o corpo como um todo, irá hidratar a laringe também (onde estão localizadas as pregas vocais). A aguá irá fluidificar qualquer secreção mais viscosa causadora de pigarro. Para alérgicos... "nem se fala."
- Evite pigarrear e/ou tossir muito.
Este mau hábito faz as pregas vocais "colidirem" a cada golpe. Imagine quando você bate palma com força. O que sente? O mesmo acontece com as pregas vocais, mas você não sente. Agora, imagine se você batesse palma o dia inteiro com força, dia após dia? Cuide da alergia se for o caso indo ao médico (alergologista/imunologista) e beba água.
- Evite comer alimentos muito condimentados ou muito pesados antes de usar a voz profissionalmente.
Isso evitará refluxos e permitirá maior expansão do músculo diafragmático importantíssimo para a respiração. Mais tarde abordaremos os tipos de respiração, mas vale ressaltar que para cada demanda vocal há um tipo respiratório ideal. Ou seja, o atleta e o cantor: cada um possui um tipo de respiração que precisa corresponder às necessidades da sua performance).
- Coma maçã.
Sim! É verdade. A maçã é adstringente. Prepare sua voz comendo uma maçã, de preferência com casca. Ela irá ajudar a fluidificar a secreção que possa estar na "garganta"causadora do famoso "bichinho do ram ram". Veja: temos uma secreção natural e necessária, mas sua consistência pode ser alterada e prejudicará a fonação. Vários são os benefícios da maçã. Eles começam desde a boca. As fibras da maçã limpam de maneira mecânica os dentes através do atrito com eles. O movimento mastigatório também colabora para a amplitude da articulação.
- Evite ingerir muito laticínios e derivados
Tais como leite, chocolate, queijo e iogurte.Você pode substituir por alimentos sem lactose, antes do uso da voz profissionalmente . Os laticínios em excesso fazem o oposto da maçã. Aumentam a secreção e podem deixá-la mais viscosa, gerando a vontade de pigarrear.
- Aqueça e desaqueça sua voz!
Como todo músculo, os que participam da fonação precisam ser aquecidos através de exercícios adequados e bem executados para o "tiro não sair pela culatra". Isso é muito importante: fazer corretamente, sem tensão! Após o uso da voz de maneira profissional ou não, é necessário desaquecer para evitar que se continue utilizando o registro anterior. Por exemplo, o cantor que alcança tons muito agudos na sua tessitura vocal, quando finaliza uma canção muito aguda, poderá continuar falando no mesmo registro em que cantava, com laringe muito alta, o que não é saudável. Para o cantor, dublador, locutor, é imprescindível desaquecer. Procure orientação de um fonoaudiólogo.
- Evite roupa apertada.
Prejudicará a respiração e desencadeará desajustes vocais e tensões desnecessárias.
- Articule bem cada som das palavras
Elas são formadas por unidades de sons chamadas de fonemas. Isso trará clareza ao seu discurso e velocidade de compreensão do seu ouvinte.
- Respire pelo nariz.
Nunca respire só pela boca! O nariz filtra, aquece regulando a temperatura, e umidifica o ar. No entanto, é aceitável que se respire de modo misto no canto, ou seja, nariz e boca, juntamente. Com treino, consegue-se.
- Diga não ao cigarro.
Os cílios são responsáveis pela movimentação da secreção natural da laringe, mas com a perda deles, há maior acúmulo de muco gerando dificuldade de expelir, acumulando-se, portanto, nos brônquios e bronquíolos podendo inflamar, ocasionando tosse e dificuldade para respirar.
- Evite pastilhas, sprays, balas de hortelã e gengibre
antes de usar a voz de maneira profissional com a intenção de melhorar a rouquidão ou a fim de potencializar a voz. Esse mau hábito anestesia a "garganta" de forma a fazer você forçar sem sentir. Os sintomas poderão aparecer depois. Balas de hortelã não são proibidas desde que não sejam usadas nesta intenção, minutos antes do uso da voz. Utilize somente sob prescrição médica os sprays e pastilhas.
0 comentários:
Postar um comentário