![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgFGRbRq5aRaZuPvnmebpWx0-JMHbBml2D0rgIT8KAqj2Hz5I3Wn99TuqCFsbfJY4DkngrrLvo7JbXVSBHxWahRMreu9eZN3cyZuRa6Pv5koRRaGgbL8ia2roVbZO0PGw7jdtpZ5BJKQs8y/s320/pascoa-chocolate-ok.jpg)
Seria isso verdade?
Nesta época de grande consumo de chocolate, seria este um questionamento pertinente às pessoas que usam a voz profissionalmente.
De maneira simples podemos observar a figura abaixo e você mesmo pode concluir a resposta!
O caminho que o bolo faz é outro, e não passa na laringe (onde estão as pregas vocais) passando por trás, em direção ao esôfago. Quando ocorre algo errado e alguma partícula penetra no ádito laríngeo, tossimos freneticamente. A tosse é um mecanismo de defesa que possuímos. Quem já não foi vítima de uma farofa?
O chocolate, por ser derivado de leite, pode aumentar e tornar mais viscosa a secreção natural do trato vocal, e isto sim, não é saudável, pois pode levar à necessidade de pigarrear muito.
Pigarrear muito é o mesmo que bater as mãos uma na outra com muita força. A sensação de ardência não é sentida nas pregas vocais, mas o dano é mesmo quando se tem o pigarreio como hábito.
Evite o consumo de chocolate quando for utilizar a voz por um longo período ou realizar apresentações que demandem muito de sua voz.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEizzGeZLsJUbFN079v0c5-1B3bqL6usDqKe6VUlXKmqUhsk1c3O-8WMU8XGAXTW_7aMkV-DINKVzihHVMBgslilpF5Kld2QDZFrCID7ezIJQI-hD6b1HH2vwzOszrxaC-yLk9D1r9XGg1Eu/s1600/choco2.jpg)
Saiba que se você é um profissional da voz e depende dela para trabalhar é necessário que a consciência e os cuidados com a voz sejam maiores do que das outras pessoas.
Então, neste período de Páscoa, não deixe de cuidar de sua voz! Se delicie com os prazeres de um bom chocolate, mas procure diminuir o consumo de leite e derivados, equilibrando com a ingestão dessa delícia, e se hidrate!
0 comentários:
Postar um comentário