segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Adele Venceu o Grammy 2012. Veja o que aconteceu com sua voz antes.

A cantora britânica Adele Laurie Blue Adkins, conhecida como Adele (24 anos), dona de um timbre marcante, vencedora do  Grammy Awards de 2012, em todas as categorias em que foi indicada, levando seis prêmios, passou, por uma cirurgia na garganta devido a um Pólipo vocal no final de 2011 tendo que cancelar todos os shows agendados. Sendo tumor benigno, o pólipo tem como causa, em geral, o esforço excessivo e abusivo da voz. Gerado, muitas vezes, através de um evento traumático e específico, como um gritoMuito ligado também ao tabagismo. tratamento pode ser cirúrgico, por corticóides e por terapia fonoaudiológica, em alguns casos. Os sintomas podem ser rouquidão persistente, sensação de corpo estranho na garganta e perda de alcance das notas mais agudas.



"Senti como se algo estalasse na minha garganta", contou ao jornalista. Devido aos esforços que vinha fazendo devido ao número crescente de shows, Adele desenvolveu um pólipo na garganta que acabou causando uma hemorragia nas suas cordas vocais, deixando-a completamente sem voz. "Foi como se tivessem jogado uma cortina na minha garganta".(http://multishow.globo.com/TVZ/Materias/Adele-fala-dos-problemas-na-voz---Senti-como-se-algo-estalasse-na-minha-garganta-.shtml)

O Pólipo vocal é um tumor benigno. Não é câncer. Localizado na prega vocal, quase que exclusivamente em uma prega vocal só. Esforço vocal como falar alto, rir alto, falar muito em quadros de gripe, pigarrear o tempo todo, sussurrar, gritar, que é um evento traumático, associado à um quadro de disfonia, o uso exaustivo da voz somados ao tabagismo, alergias e refluxos gastroesofágicos podem ocasionar os Pólipos Vocais.

Os sintomas podem ser rouquidão, que segundo à cantora, mesmo com repouso vocal, a voz não normalizava. A ocorrência de hemorragia é indicativo também de presença de pólipo vocal, bem como sensação de corpo estranho na garganta, dificuldade em alcançar tons mais altos, dificuldades na variação da intensidade e na coordenação entre respiração e fala/canto são sintomas que causam grande angústia, principalmente para quem utiliza a voz como principal meio de trabalho, como um cantor.




Em entrevista ao jornal "The Sun", Adele diz: "Eu danifiquei minha voz fora do palco, não em cima dele. No palco, eu sou tecnicamente ótima, mas quando eu falo, eu danifico minha voz", e ainda: 

"Larguei o cigarro por dois meses. Foi muito horrível. Tive laringite uma semana antes do lançamento do álbum e foi assustador. Parei de fumar, beber álcool, comer ou beber alimentos ácidos, apimentados e com cafeína. Foi entediante..."

"A minha voz melhorou quando eu não estava fumando", continuou Adele. "Em uma semana, percebi que tinha mudado, mas prefiro que minha voz seja um pouco ruim, para que eu possa me divertir".






Adele defende que o cigarro não foi o motivo do problema vocal que teve, Mesmo obtendo melhoras no padrão vocal no período distante do cigarro, escolheu retomar com o hábito.


Para o profissional da voz é essencial ter bons hábitos vocais para se manter a qualidade vocal e a saúde em geral.



Assista Adele:

  ("Rolling In The Deep" -Live At Walmart Soundcheck") - http://www.youtube.com/watch?v=LuXoLwPj9_A&feature=related
´



0 comentários:

Postar um comentário